"Para os países ricos, os anos de 1945 a 1973 foram de crescimento e abundância. Os jovens nascidos pós-guerra foram os primeiros beneficiários da prosperidade e também os primeiros criticos dos problemas sociais que continuavam a existir em meio ao progresso. Os jovens dos anos 60 queriam mudar o mundo". O péríodo chamado "Era de Ouro" foi marcado por prosperidade econômica e por grandes revoluções jovens, que lutavam pelos direitos da mulher e dos negros.
Movimento feminista
A década de 1960 foi marcada pela revolução sexual onde grandes símbulos como Marilyn Monroe e Brigitte Bardot nasceram. As mulheres revindicavam a igualdade entre os sexos no trabalho (direito que nós lutamos até hoje para te-lo), legalização do aborto e aprovação do divórcio.
E como ia a moda nessa época? Foi em 1967 que a estilista inglesa Mary Quant criou a minissaia, um símbulo feminino. A tendência da década eram as formas geométricas.Não podemos esquecer das roupas marcantes como o vestido Givenchy feito para a Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Sem falar em Yeves Saint Laurent que criou o smoking para mulheres, botas de cano longo, jaquetas de couro e o terninho com blusa tranparente, trazendo conforto e elegância para as mulheres. Principais nomes da moda na época: Jean Bousquet Cacharel, Mary Quant, Yves Saint Laurente, Givenchy, Paco Rabanne, Anne Klein e Twiggy.
Desfile atual inspirado nos anos 60 |
Mary Quant |
Movimento negro
O movimento negro pretendia acabar com todas as discriminações raciais e nos anos 60 os grupos que lutavam pelos seus direitos se dividiram em 2: os radicais - Panteras Negras e os pacifistas liderados por Luther King. Em alguens estados do sul dos Estados Unidos havia segregação racial: os negros em proibidos de frequentar as mesmas escolas que os brancos e até entrar em ônibus ou banheiros públicos exclusivos para brancos.E você lendo isso se pergunta: o que tem o movimento negro em relação a moda? Foi nos anos 60 que como forma de protesto silencioso os negros passaram a usar o tão conhecido cabelo BlackPower.
Mesmo crianças, Michael Jackson e seus irmãos já usavam o cabelo BlackPower em forma de protesto |
Beyonce em um cabelo BlackPower |
Punho fechado: o símbulo do movimento negro |
Queria deixar claro que esses eram apenas dois movimentos da época, haviam por exemplo os Hippies (dos quais a Gabi já falou anteriormente) e os rockeiros (que usavam o típico jeans, jaqueta de couro e topetes e cabelos longos) de influência dos tão amados Beatles e Rolling Stones. E ai, gostaram desse post mais cultural? Gostariam de viver nessa época?
3 comentários:
Capítulo 14 de que livro? Isso é um blog de moda ou educacional(pras pessoas da sua turma, óbvio, por que eu que não sou estou boiando). Agora esse blog me perdeu de vez, porque além desse um pouquinho de cultura ser chato pra caralho e esse layout ser enjoativo pra caralho também, parece que todos os posts são copiados de outros blogs. Aproveitem a crítica construtiva e beijo.
Oi anônimo! Muito obrigada pela sua crítica construtiva mas acho que vamos continuar com a tag "um pouquinho de cultura" sim, porque acreditamos que moda e educação estão totalmente interligados! As roupas se adequam a temperatura local, ou seja geografia! As roupas são características de uma cultura tanto quanto seus costumes e idiomas! A produção de estampas geométricas só é possível com o uso da geometria! Moda é cultura, e cultura forma intelectuais. E quanto ao layout, ele nos agrada,e fim. Beijos!
:r
Postar um comentário